Você já ouviu falar no Jejum Intermitente? É a nova febre do momento no mundo fitness. É uma técnica que garante perder peso e melhorar a saúde. Estudos garantem que o jejum pode ter efeitos muito positivos sobre o corpo e o cérebro, podendo até contribuir para uma maior longevidade.

Jejum Intermitente é um termo que designa um padrão alimentar alternado entre períodos de jejum e períodos de alimentação.

Há diversos métodos de Jejum, os mais comuns são os jejuns diários de 16 horas ou jejum de 24 horas, duas vezes por semana.

 

É uma técnica que parece um pouco assustadora e não saudável. O que se sabe é que é uma técnica bem natural, pois é uma característica do ser humano desde a era primitiva e ainda é muito utilizada por religiosos. Vai dizer que o jejum não parece bem mais natural do que comer de 3 em 3 horas? Nem sempre existiu geladeira e mercado a disposição do ser humano. Ou seja, comer todos os dias nem sempre é uma opção ainda pra muita gente.

A gente dorme ou deveria dormir por pelo menos 8 horas. Nesse período de sono, já fazemos jejum. O Jejum Intermitente propõem prolongar esse jejum. Por exemplo, o que pode ser feito é não comer o café da manhã e sua primeira refeição ser ao meio-dia, o almoço. Sendo que sua última refeição foi às 20h. Temos aí, um jejum de 16 horas que pode ser feito todos os dias. Durante o resto do dia, você tem 8 horas reservadas para alimentação. Esse é o método 16/8.

Como se sabe, nenhum alimento é permitido durante o jejum, mas é permitido ingerir água, café, chá e bebidas sem açúcar.

Mas como funciona? Quando ficamos sem comer por um tempo, os processos dos nossos organismos mudam, permitindo que nosso corpo continue funcionando mesmo com fome. Os processos têm a ver com hormônios, genes e reparação celular. No jejum observa-se um aumento no hormônio do crescimento, os níveis de açúcar no sangue diminuem.

Então, é uma forma eficiente de restringir calorias e queimar gordura. Menos refeições a serem planejadas e não ter que comer de 3 a 4 vezes por dia já economiza tempo.

Como fazer?

Há diversos métodos de jejum. Esses são os mais comuns:

Já comentamos sobre o método 16/8, onde você jejua por 16 horas e pode comer de 2 a 3 vezes no restante das 8 horas.

Há o método de jejum de 24 horas que é feito duas ou três vezes por semana. No caso, você janta a noite e passa o outro dia sem comer nada, até o horário em que você jantou no dia anterior. Pode ser feito no horário do almoço também. Lembrando que líquidos sem açúcar, como água, café e chá, são permitidos ao longo do dia. Ótimo também é usar suplementos detox como o pro burn x.

O Jejum 5:2 é um jejum em que você come normalmente por cinco dias da semana e nos outros dois, você restringe o consumo de calorias. Você restringe para um número entre 500 e 600 calorias. Daria no máximo para fazer duas refeições por semana. Mas não exagere nos outros dias da semana.

Comments are closed.

Post Navigation